segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Novo padrão de rede pode elevar velocidades a 1 terabit por segundo

Novo padrão de rede pode elevar velocidades a 1 terabit por segundo
Enquanto as conexões Wi-Fi chegam “apenas” à marca de 1 Gbps, pesquisadores da IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) estão planejando multiplicar por mil o padrão de velocidade para a próxima geração de dispositivos. Um grupo responsável por definir os padrões usados na rede, batizado de Higher-Speed Ethernet Consensus, estuda duas propostas distintas para o futuro.
A primeira delas colocaria como velocidade máxima de conexão o impressionante valor de 400 Gbps. Já a segunda, ainda mais ousada, quer que o parâmetro máximo seja definido em 1 Tbps. Ainda não há data para a definição de um novo padrão e não temos a certeza de que esses números poderão ser alcançados tão cedo.
A ideia de estabelecer um número tão acima do previsto teria como propósito minimizar impactos futuros, evitando que seja preciso criar uma nova fase de transição para velocidades mais altas. Para se ter uma ideia, caso essa velocidade máxima seja atingida algum dia, será possível baixar o conteúdo de cinco discos de Blu-ray em apenas um segundo.

Fonte: Tecmundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário