quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Smartphone da Mozilla será lançado em 2013



São Paulo - A partir de 2013, o mercado de sistemas operacionais para smartphones vai ganhar um novo concorrente. Produzido pela Mozilla, a empresa que criou o navegador Firefox, o Boot to Gecko será lançado em primeira mão no Brasil, resultado de uma parceria com a operadora Vivo e a fabricante Qualcomm.
O Boot to Gecko será desenvolvido totalmente em código aberto. “Não gostamos de cercas. Todos terão plena liberdade para criar aplicativos e realizar melhorias no sistema”, afirmou a INFO Christopher Arnold, desenvolvedor para novos mercados da Mozill
A interface do novo sistema operacional móvel seguirá o padrão de aplicações web. Com aplicativos escritos em Javascript, HTML 5 e CSS3, a plataforma pretende ser muito mais leve e rápida que as concorrentes, permitindo que celulares básicos e simples tenham funções de smartphone. Será que o Boot to Gecko conseguirá encarar de igual para igual os sistemas móveis do Google, da Apple e da Microsoft? A conferir.



Smartphone popular - A interface do Boot to Gecko seguirá o padrão de aplicações web, com apps em Javascript, HTML 5 e CSS3, mais leves.
Boot to Gecko
Liberdade na telinha - O novo sistema móvel da Mozilla será desenvolvido totalmente em código aberto, para que os usuários façam melhorias.
Boot to Gecko

Fonte: Info

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Relatório da Anatel aponta que TIM "derruba" ligações de propósito



Um relatório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acusou a TIM de interromper de propósito as chamadas feitas no planto Infinity, em que o usuário é cobrado somente uma vez por cada chamada.
Operadora já foi punida pela Anatel neste ano
Através de monitoramento de telefonemas em todo o país, a agência comparou as quedas de ligações de clientes Infinity e “não Infinity”. De acordo com o documento, a empresa estaria “derrubando” de propósito as chamadas de usuários do plano promocional. O índice de queda para esse clientes é o quádruplo em relação aos outros casos. O Plano Infinity está em vigor desde março de 2009 e atraiu milhares de clientes para a operadora.
O relatório desenvolvido entre março e maio foi entregue ao Ministério Público do Paraná. Pelo documento, ainda foi calculado o quanto a TIM faturou com a possível manobra ilícita. Somente no dia 8 de março, o lucro extra foi de R$ 4,3 milhões.
Ao longo das investigações, a operadora alegou que as quedas de sinal eram eventuais e momentâneas. Baseado nesses resultados, o Ministério Público do Paraná solicita nova proibição de vendas de novos chips da TIM no Estado. Além disso, o órgão ainda pede o ressarcimento de consumidores do plano Infinity do paraná por gastos irregulares. 
Fonte: O Tempo 

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Google Now: como e por que usar


Fazer pesquisas no Google nunca foi uma tarefa difícil. No entanto, se você adquiriu um dispositivo com Android 4.1, deve ter notado a presença do Google Now, o assistente de buscas do novo SO. Além das funções de pesquisas já oferecidas pela ferramenta tradicional, o aplicativo oferece algumas opções mais inteligentes.
Isso porque o assistente aprende a pesquisar com você. Ou seja, com o tempo, o Google Now descobre quais são os resultados que mais lhe interessam quando você faz uma determinada busca. Sendo assim, quando o usuário falar um endereço, por exemplo, o aplicativo vai mostrar uma miniatura do mapa local. Com isso, você pode ir ao seu app de mapas através do link e chegar ao lugar dirigindo, por exemplo.

O app precisa saber o que você pesquisou

No entanto, nada no Google Now faz sentido se você não autorizar o registro de buscas no aplicativo. É através desses dados que o serviço opera todo o mecanismo de sugestões e outras funções. Sendo assim, certifique-se de ativar os registros.
Para tal, no menu do Google Now, selecione “Configurações” e, em seguida, “Privacidade e contas”. Agora, marque a opção “Mostrar pesquisas recentes” e depois toque em “Gerenciar histórico web”.
Com isso, você será redirecionado para uma página de login. Entre com seu nome de usuário e senha e confira se o histórico está ativo.
Dessa forma, você deve começar a pesquisar e escolher os resultados mais úteis. Com o tempo, quando a mesma busca for realizada, o app o redireciona diretamente para a página que você costuma procurar. É como se fosse um “Estou com sorte” que sabe o que você quer.

Os Cartões de amostra são feitos de acordo com o seu gosto

De acordo com a frequência das suas pesquisas, na tela inicial do Google Now, você começa a visualizar os “Cartões de amostra”. Esses cartões são na realidade a “alma” do aplicativo. Desse modo, se você pesquisou um local e utilizou o Google Maps para chegar até lá, da próxima vez que o GPS do aparelho localizá-lo no mesmo ponto de partida o app vai sugerir com um “Cartão de amostra” o mapa com o trajeto realizado da última vez.
Isso acontece com vários tipos de pesquisa. Outro exemplo é a busca de restaurantes, que, de acordo com os seus hábitos, mostra cartões com sugestão de lugares para comer próximos e nos horários que você costuma procurar restaurantes.
O Google Now também trouxe da ferramenta de buscas a capacidade de fazer operações matemáticas e converter unidades. Dessa forma, você pode pedir para o aplicativo calcular quanto cada amigo terá que pagar da conta do bar e descobrir quantos metros correspondem a mil pés. Tudo isso com simples comandos de voz.
Por fim, a razão de se utilizar o Google Now é basicamente facilitar a sua vida na hora de pesquisar. Com isso, você não precisa se ater à utilização de palavras-chave e ainda conta com as sugestões inteligentes do serviço.
No entanto, fique atento, pois utilizando o nosso idioma o Google Now pode ser considerado um tremendo novato. Dessa forma, esqueça as formas contraídas, gírias e fale pausadamente, mas nem tanto. Ou seja, você precisa pegar o jeito da coisa.


Fonte: Tecmundo

Novo Xbox terá Windows 8


Uma pequena declaração do diretor geral da Microsoft, Brian Hall, pode ser considerada como a primeira informação concreta e de fontes oficiais sobre o novo Xbox. Em uma entrevista ao site The Verge, o executivo revelou que diversos serviços e aplicativos da Microsoft estão sendo remodelados para aproveitarem do melhor que o Windows 8 tem a oferecer, e que o novo console faz parte dessa leva.
A conversa, na verdade, era sobre o novo Outlook e as recentes mudanças passadas pelo Hotmail. A declaração “sem querer querendo” não foi corroborada pela própria Microsoft, que ainda não comentou o assunto.

Fonte: Tecmundo 

Engenheiro paquistanês diz ter inventado carro movido à água

O engenheiro paquistanês Agha Waqar Ahmed virou uma celebridade no seu país ao afirmar ter feito uma descoberta que poderia acabar com a dependência mundial de petróleo: nada menos que umcarro movido à água. 
Carros conectados
De acordo com a revista Time, Ahmed vem sendo tratado como um herói nacional por autoridades do governo e pela mídia paquistanesa, que não economizou nos adjetivos para engrandecê-lo. O cientista teria demonstrado o mecanismo inovador para uma plateia de mais de 100 oficiais do governo, engenheiros e jornalistas, em um ginásio na capital Islamabad. De acordo com Ahmed, a água poderia ativar o carro através do processo de eletrólise, pelo qual uma corrente da bateria passa através da água destilada, cheia de eletrólitos, separando o hidrogênio do oxigênio. O hidrogênio, que pode ser usado como combustível, seria o responsável pela alimentação do motor do carro.

"Veremos uma revolução no Paquistão se usarmos essa tecnologia. Resolveremos nossa crise energética", disse Ahmed. Os paquistaneses vêm sofrendo com severos cortes de eletricidade, que podem se prolongar por até 20 horas.

Apesar do entusiasmo do cientista de dos seus compatriotas, acadêmicos experientes duvidam do mecanismo e afirmam que seu funcionamento contraria as leis da física.

Chefe do departamento de física da mais importante universidade de Islamad, Khurshid Hasanain chamou a inovação de "puro nonsense", afirmando que não haveria como ganhar energia através do processo de eletrólise. A energia usada para separar o hidrogênio da água seria a mesma ou até maior do que a que chegaria ao motor.


Fonte: Olhar Digital 

Impressora 3D portátil cabe dentro de uma maleta

Uma dupla de inventores ligados ao Massachusetts Institute of Technology (MIT) criou uma evolução interessante do conceito de impressora 3D, em um modelo experimental que nomearam como PopFab. Trata-se da primeira impressora 3Dportátil do mundo, pequena ao ponto de caber dentro de uma maleta comum.

Suas principais concorrentes, como a norte-americana Makerbot ou a brasileira Metamáquina (leia reportagem), são bem maiores e desengonçadas.

Com isso na cabeça, Ilan Moyer e Nadya Peek - acadêmicos do Centre for Bits and Atoms (Centro de Bits e Átomos) do MIT - criaram uma versão que pode ser armada e usada em poucos segundos, além de poder ser transportada com facilidade para qualquer lugar. 

Veja o vídeo de divulgação:



Fonte: Olhar Digital