quinta-feira, 29 de julho de 2010

Smartphones serão capazes de detectar problemas de visão




Uma lente de 1 dólar, um smartphone qualquer, e dois minutos do seu tempo. Isso é tudo o que você precisa para saber qual o seu problema de visão. Um aplicativo para o telefone mostrará se você sofre de miopia, astigmatismo ou hipermetropia.
Batizado de projeto Netra, a intenção é tornar os exames oftalmológicos acessíveis a todos. No software utilizado na lente, o usuário vê duas linhas: uma vermelha e outra verde projetadas em diferentes ângulos. Sua missão é mover essa linhas com os botões do smartphone até que elas fiquem sobrepostas. Se o usuário não tiver problemas de visão, as linhas já estarão na posição correta. Mas se ele sofrer qualquer dificuldade, as linhas estarão separadas e caberá ao software identificar o problema e quantos graus o usuário necessitará para a correção.
A tecnologia, é claro, não substitui a análise mais detalhada de um especialista. Em todo caso, poderá servir de auxílio onde não houver os complexos aparelhos que estamos acostumados a encontrar nos consultórios oftalmológicos. E o bom é que o exame pode ser feito por qualquer pessoa, até mesmo pelo próprio paciente.
Desenvolvido pelo estudante brasileiro Vitor Pamplona, a invenção garantiu a ele o segundo lugar no MIT Ideas, competição de ideias inovadoras para o bem público realizada pelo Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos. Conhecido também como Eyephone, o dispositivo ainda precisa passar por testes antes de chegar ao mercado. A ideia é comercializar as lentes em lugares como África, Índia e Brasil, onde a assistência oftalmológica é cara e às vezes até inexistente.

Nokia N97 mini em ouro versão limitada.

A Nokia acaba de anunciar uma versão limitada do N97 mini. Embora o aparelho tenha as mesmas características da sua versão convencional, com touch screen, teclado QWERTY, câmera de 5 megapixel, conectividade 3G e Wi-Fi/WLAN, ele é todo revestido de ouro 18 quilates.

De acordo com a empresa, o gadget também virá com uma máquina de café Nespresso modelo Essenza Automática C100 Black e um aplicativo da fabricante com acesso a temas personalizados, filmes, dicas de receitas, localizador de lojas e informações sobre os tipos de café e os serviços oferecidos pelo Nespresso Club.

Chamada de Nokia N97 mini Gold - Edição Especial Nespresso, a versão brasileira do dispositivo está prevista para chegar por aqui na primeira semana de agosto por volta de R$ 2.249,00.