domingo, 31 de outubro de 2010

Google lança GPS e busca por voz para smartphones no Brasil


Nesta quinta-feira (28), em coletiva de imprensa, a Google anunciou o lançamento de dois novos aplicativos de interação com smartphones: a Pesquisa por Voz e a Navegação de Mapas por GPS. Ambos são gratuitos e estarão disponíveis no Android Market. O Brasil é o primeiro país da América Latina a contar com esses serviços.
O Google Pesquisa por voz funciona para o sistema operacional Android 2.1 em diante e também para iPhone. O usuário fala a palavra ou frase que quer buscar e o aplicativo converte essa voz em texto. Automaticamente ele apresenta a primeira página do Google com o termo de busca digitado. Com ele também é possível converter unidades - Reais para Dólares, ou quilômetros para milhas, por exemplo -, procurar notícias sobre um assunto específico ou ainda encontrar bares e restaurantes perto da localização atual do usuário.
A Pesquisa por Voz também é completamente integrada à Navegação em Mapas por GPS, agora disponível no Brasil. Porém, o aplicativo roda apenas em sistema Android 1.6 em diante. O programa utiliza o GPS do celular para calcular rotas, com instruções sonoras que cobrem passo-a-passo do começo até o fim do percurso desejado, indicando o caminho a seguir. O usuário fala o destino em seu smartphone e recebe a rota de viagem detalhada. Por usar como base o Google Maps, todas as informações recebidas no celular estarão sempre atualizadas, sem a necessidade de baixar periodicamente pacotes com atualização de mapas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário