terça-feira, 2 de novembro de 2010

Fundação Linux cria seu próprio cartão de crédito

O cartão de crédito da Fundação Linux já está disponível para consumidores americanos que quiserem apoiar a iniciativa e os produtos da organização. Funcionando sob a bandeira Visa, o cartão surgiu da parceria entre o banco UMB e a CardPartner, uma empresa que permite que ONGs criem seus cartões de cédito para arrecadar fundos.

O cartão possui dois modelos diferentes, ambos com o Tux, o pinguim símbolo da Linux, na frente. O cartão não possui taxa anual e o usuário ganha pontos conforme o uso que poderão ser usados em passagens aéreas e loja parceiras.

Cada ativação de um cartão dará US$50 para a fundação Linux, que também receberá uma pequena porcentagem das transações feitas com ele.

Infelizmente, o cartão provavelmente não estará disponível fora dos Estados Unidos, segundo a Linux, pela dificuldade de encontrar parceiros em outros países.

domingo, 31 de outubro de 2010

Google lança GPS e busca por voz para smartphones no Brasil


Nesta quinta-feira (28), em coletiva de imprensa, a Google anunciou o lançamento de dois novos aplicativos de interação com smartphones: a Pesquisa por Voz e a Navegação de Mapas por GPS. Ambos são gratuitos e estarão disponíveis no Android Market. O Brasil é o primeiro país da América Latina a contar com esses serviços.
O Google Pesquisa por voz funciona para o sistema operacional Android 2.1 em diante e também para iPhone. O usuário fala a palavra ou frase que quer buscar e o aplicativo converte essa voz em texto. Automaticamente ele apresenta a primeira página do Google com o termo de busca digitado. Com ele também é possível converter unidades - Reais para Dólares, ou quilômetros para milhas, por exemplo -, procurar notícias sobre um assunto específico ou ainda encontrar bares e restaurantes perto da localização atual do usuário.
A Pesquisa por Voz também é completamente integrada à Navegação em Mapas por GPS, agora disponível no Brasil. Porém, o aplicativo roda apenas em sistema Android 1.6 em diante. O programa utiliza o GPS do celular para calcular rotas, com instruções sonoras que cobrem passo-a-passo do começo até o fim do percurso desejado, indicando o caminho a seguir. O usuário fala o destino em seu smartphone e recebe a rota de viagem detalhada. Por usar como base o Google Maps, todas as informações recebidas no celular estarão sempre atualizadas, sem a necessidade de baixar periodicamente pacotes com atualização de mapas.